Johnatan Ferreira Costa - Matrícula: 853230
Miguel Felipe Alves De André
Matrícula: 855271
Nathanael Felipe Silva - Matrícula: 85526
Tiago Silva Soares - Matrícula: 852688
TRANSPORTE PÚBLICO EM IMPERATRIZ-MA: desafios para um sistema mais eficiente e acessível.
2025
Johnatan Ferreira Costa - Matrícula: 853230
Miguel Felipe Alves De André - Matrícula: 855271
Nathanael Felipe Silva - Matrícula: 855269
Tiago Silva Soares - Matrícula: 852688
TRANSPORTE PÚBLICO EM IMPERATRIZ-MA: desafios para um sistema mais eficiente e acessível.
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de formação de agente de trânsito da
Instituição de ensino Portal da Gestão Pública.
2025
RESUMO
O transporte coletivo urbano deve oferecer condições de conforto,
segurança e acessibilidade para todos os usuários, incluindo pessoas com
deficiência, gestantes e passageiros com obesidade. Diversas legislações buscam
regulamentar e assegurar esses direitos,
promovendo um sistema mais inclusivo e organizado. A Lei nº 637/91 garante a
reserva de assentos para pessoas com deficiência, enquanto a Lei nº 904/99
obriga a instalação de equipamentos que facilitem a locomoção, como rampas e
sinalização adequada. A Lei nº 841/97 proíbe o consumo de tabaco nos veículos
coletivos, e a Lei nº 1018/2001 determina a presença de acondicionadores de
lixo a bordo, contribuindo para a higiene e conservação dos veículos. A Lei nº 1152/06 exige a instalação de placas informativas sobre
horários e itinerários nos abrigos de ônibus, e a Lei nº 1153/06 estabelece regras para embarque e
desembarque de gestantes e passageiros obesos pela porta traseira. Essas normas
reforçam a importância de um transporte coletivo seguro, acessível e eficiente.
Palavras-chave: transporte
coletivo; acessibilidade; legislação; mobilidade urbana.
ABSTRACT
Urban public transportation must
provide comfort, safety, and accessibility for all users, including people with
disabilities, pregnant women, and overweight passengers. Several laws aim to
regulate and ensure these rights, promoting a more inclusive and organized system. Law nº 637/91 guarantees seat reservations for
people with disabilities, while Law nº 904/99 requires the installation of
equipment that facilitates mobility, such as ramps and proper signage. Law nº
841/97 prohibits tobacco use in public transport vehicles, and Law nº 1018/2001
mandates the presence of onboard trash containers, contributing to vehicle
hygiene and maintenance. Law nº 1152/06 establishes the installation of
informative signs regarding schedules and routes at bus shelters, and Law nº
1153/06 sets rules for boarding and disembarking pregnant and overweight
passengers through the rear door. These regulations highlight the importance of a public
transportation system that is safe, accessible, efficient, and capable of
meeting the diverse needs of the population.
Keywords: public transport; accessibility; legislation; urban mobility.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................... 7
OBJETIVO GERAL..................................................... 8
OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................ 8
2 ANÁLISE DOS DADOS.......................................... 8
3 IMPERATRIZ: LOCALIZAÇÃO, DINÂMICA POPULACIONAL E DESAFIOS DO TRANSPORTE COLETIVO.............................. 11
4 PROBLEMAS ESTRUTURAIS, OPERACIONAIS E DE ACESSIBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM IMPERATRIZ.......................................... ........13
5 PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A QUALIDADE E
EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE COLETIVO EM IMPERATRIZ...................... ....15
6 ALTERNATIVAS E ESTRATÉGIAS PARA UM TRANSPORTE PÚBLICO MAIS EFICIENTE, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL EM IMPERATRIZ.,...................................................17
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................ ...18
REFERÊNCIAS............................................... ...19
íNDICES DE FIGURAS
1 GRÁFICO....................................................9
2 MAPA DE LOCALIZAÇÃO EM IMPERATRIZ................................................ 11
1 INTRODUÇÃO
O transporte público urbano é essencial para a
mobilidade das populações urbanas, influenciando diretamente a qualidade de
vida, o acesso a serviços essenciais e a sustentabilidade das cidades. Em Imperatriz, segunda
maior cidade do Maranhão, o sistema de transporte
coletivo enfrenta desafios significativos que comprometem sua eficiência e
acessibilidade.
Estudos apontam que a infraestrutura urbana de
Imperatriz apresenta deficiências que impactam negativamente a mobilidade
urbana.
Segundo Lima (2020), "a cidade enfrenta
desafios estruturais que comprometem a fluidez do trânsito e a eficiência do
transporte público". Essas deficiências incluem a falta de planejamento adequado,
ruas estreitas e mal conservadas, além da ausência de calçadas e sinalização
apropriadas.
Além disso, a acessibilidade no transporte
público é uma preocupação recorrente e essa situação reflete a necessidade
urgente de adequação das infraestruturas urbanas para garantir a inclusão de todos os cidadãos. De acordo com (Oliveira; Brito; Bezerra, 2023) em
seu estudo:
"as calçadas em torno do Hospital
Municipal de Imperatriz apresentam barreiras
físicas, ausência de rampas adequadas
e falta de normatização, dificultando o acesso de pessoas com
mobilidade reduzida".
A Superintendência de Trânsito e Transporte (SUTRAN)
é a responsável pela
gestão e fiscalização do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros
no município. No entanto, a eficácia de suas ações enfrenta limitações diante
da complexidade dos desafios urbanos e da necessidade de integração entre
políticas públicas, sociedade civil e operadores privados.
Neste contexto, este trabalho busca analisar os
principais desafios enfrentados pelo sistema de transporte público em
Imperatriz, com ênfase na eficiência operacional e na acessibilidade. A partir
de uma abordagem crítica e fundamentada, pretende-se contribuir para a
elaboração de propostas que visem a melhoria da qualidade do transporte
coletivo, promovendo uma mobilidade urbana mais inclusiva e sustentável para a
população imperatrizense.
OBJETIVO GERAL
Analisar os desafios enfrentados pelo sistema
de transporte público em Imperatriz - MA, com foco na eficiência operacional e
na acessibilidade, buscando subsidiar propostas para um serviço mais inclusivo,
funcional e sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar os principais problemas
estruturais, operacionais e de acessibilidade do transporte público em
Imperatriz.
· Avaliar a percepção dos usuários sobre a qualidade e eficiência do sistema de transporte coletivo.
· Propor alternativas e melhorias para tornar o transporte público mais eficiente, inclusivo e sustentável.
2 ANÁLISE DOS DADOS
A análise do sistema de transporte público em
Imperatriz revela importantes limitações estruturais que impactam a mobilidade
urbana e a qualidade do serviço prestado à população. Observa-se que a infraestrutura atual da cidade
não consegue atender de
maneira eficiente a crescente demanda por transporte coletivo, refletindo
diretamente em atrasos, superlotação e dificuldades no deslocamento diário dos usuários.
Segundo Lima (2020), "a cidade enfrenta
desafios estruturais que comprometem a fluidez do trânsito e a eficiência do
transporte público."
Essas deficiências incluem ruas estreitas,
calçadas inadequadas e falta de planejamento urbano. Esses fatores contribuem
para que o sistema se torne menos atrativo, incentivando o uso de transporte
individual e aumentando os congestionamentos.
Além das questões estruturais, a acessibilidade
é um ponto crítico que limita a inclusão social no transporte público. Um
estudo recente destaca que
"As calçadas em torno do Hospital
Municipal de Imperatriz apresentam barreiras
físicas, ausência de rampas adequadas e falta de normatização, dificultando o acesso de pessoas com
mobilidade reduzida." (Revista FT, 2023).
Tais obstáculos evidenciam a necessidade de políticas públicas
mais eficazes para promover um
transporte coletivo acessível e seguro a todos os cidadãos, incluindo idosos e
pessoas com deficiência.
No que se refere à gestão e fiscalização, a
Superintendência de Trânsito e Transporte (SUTRAN) é o órgão responsável pela
operação do sistema. Porém, conforme informações institucionais,
"A eficácia das ações da SUTRAN enfrenta
limitações diante da complexidade
dos desafios urbanos e da necessidade de integração entre políticas públicas,
sociedade civil e operadores privados" (SUTRAN, 2025).
Isso indica que, mesmo com a existência de
regulamentações e supervisão, a execução prática ainda enfrenta dificuldades
que impactam a qualidade do serviço oferecido.
Em síntese, os dados analisados evidenciam que os principais problemas do transporte público em Imperatriz estão relacionados a deficiências na infraestrutura urbana, falta de acessibilidade e desafios na gestão do sistema. Essas informações reforçam a necessidade de medidas integradas que promovam melhorias operacionais, acessibilidade e eficiência, contribuindo para a mobilidade urbana sustentável.
GRÁFICO 1 – PRINCIPAIS PROBLEMAS DO TRANSPORTE PÚBLICO EM IMPERATRIZ - MA
Portanto a partir da análise do gráfico anterior observa-se
que os principais problemas do transporte público em Imperatriz - MA, estão
relacionados a:
· Infraestrutura: 70% – Problemas com ruas estreitas, calçadas inadequadas
e planejamento urbano deficiente.
· Acessibilidade: 60% – Barreiras físicas, ausência de rampas e dificuldades para
pessoas com mobilidade reduzida.
· Gestão:
50% – Limitações na fiscalização e integração entre políticas públicas, sociedade civil e operadores
privados.
A análise dos dados referentes ao transporte
público em Imperatriz evidencia desafios estruturais, operacionais e sociais
que comprometem a eficiência e a acessibilidade do sistema. Observou-se que a
limitação de linhas, a inadequação da infraestrutura urbana e a ausência de recursos
adaptados para pessoas com mobilidade reduzida configuram obstáculos
significativos à mobilidade urbana eficiente.
Além disso, os dados revelam que a percepção
dos usuários reflete insatisfação com a regularidade e a qualidade do serviço,
demonstrando a necessidade de medidas integradas que envolvam planejamento
urbano, políticas públicas e fiscalização adequada. Esses achados corroboram a
importância de uma abordagem sistêmica para aprimorar a funcionalidade do
transporte coletivo, garantindo maior inclusão social e sustentabilidade
ambiental.
Portanto, os resultados da análise indicam que, para tornar o transporte público em Imperatriz mais eficiente e acessível, é necessário implementar ações estruturais, ampliar a cobertura do serviço e promover melhorias na acessibilidade. Tais medidas podem contribuir não apenas para a melhoria do serviço, mas também para o fortalecimento da mobilidade urbana como instrumento de desenvolvimento social e econômico na cidade.
3 IMPERATRIZ: LOCALIZAÇÃO, DINÂMICA
POPULACIONAL E DESAFIOS DO TRANSPORTE COLETIVO.
Imperatriz está situada no sul do Maranhão, às
margens do rio Tocantins e em posição privilegiada pela passagem da BR-010, também
conhecida como Belém– Brasília. Essa localização
transforma o município em ponto de conexão entre diferentes estados, favorecendo tanto a circulação
de pessoas quanto o escoamento da
produção agrícola, industrial e comercial da região.
IMAGEM 1 – MAPA DE LOCALIZAÇÃO EM IMPERATRIZ NO ESTADO DO
MARANHÃO
Do ponto de vista demográfico, a cidade concentra mais de 260 mil habitantes, consolidando-se como a segunda mais populosa do estado. Essa concentração populacional está associada ao crescimento econômico, que envolve principalmente os setores de comércio, serviços, agronegócio e indústria. O dinamismo econômico local se reflete também no desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou crescimento consistente nos últimos anos, mesmo em períodos de crise.
IMAGEM 2 – IMAGEM VISTA DE CIMA DA ÁREA METROPOLITANA DE IMPERATRIZ -MA
O setor de transporte coletivo urbano tem
passado por algumas transformações. Recentemente, foram introduzidos ônibus
climatizados e implementados recursos tecnológicos, como aplicativos de monitoramento em tempo
real e internet gratuita em pontos estratégicos. Tais iniciativas representam
avanços importantes para modernizar a mobilidade urbana. No entanto, a
população ainda enfrenta obstáculos, como linhas deficitárias, veículos em
condições precárias e atrasos frequentes, fatores que comprometem a eficiência
do sistema e a qualidade de vida dos usuários.
IMAGEM 3 – IMAGEM DE UM DOS TRANSPORTE PÚBLICOS
EM IMPERATRIZ - MA
De modo geral,
Imperatriz combina características de centralidade regional
e expansão urbana com desafios típicos
de cidades médias
em crescimento acelerado. Nesse cenário, o transporte coletivo assume papel central, uma vez que sua melhoria está diretamente relacionada à
inclusão social e ao acesso a oportunidades.
4 PROBLEMAS ESTRUTURAIS, OPERACIONAIS E DE ACESSIBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM IMPERATRIZ.
O transporte público em Imperatriz enfrenta
desafios que comprometem sua eficiência e o atendimento adequado à população.
No aspecto estrutural, observa-se a precariedade da frota, marcada
por veículos antigos,
sem manutenção adequada
e, em muitos casos,
sem os equipamentos de segurança
exigidos. Além disso,
os pontos de parada, quando
existentes, apresentam infraestrutura insuficiente, carecendo de abrigos,
sinalização e iluminação, o que prejudica a comodidade e a segurança dos usuários.
Além disso a cidade de imperatriz O crescimento
acelerado da frota automotiva, composta por carros e motocicletas, tornou-se
um dos principais desafios
para a gestão urbana contemporânea. À medida que mais veículos
passam a circular nas cidades, aumenta também a
pressão por investimentos em obras de mobilidade,
como alargamento de vias,
construção de viadutos, ampliação de estacionamentos e melhorias no transporte público. Esse
movimento não se limita apenas às áreas centrais.
De acordo com Melo 2021, “O crescimento dessa
frota automotiva (carros e motos) pressiona para mais investimentos em
infraestrutura e provoca mais espraiamento urbano, exigindo da administração
pública recursos de que ela efetivamente não dispõe.” (p. 2, 2021)
Diante desse cenário, a administração pública
enfrenta um dilema: precisa responder às demandas
crescentes de infraestrutura, mas frequentemente carece
de recursos financeiros e de capacidade técnica para atender a todas as
necessidades. A falta de investimentos compatíveis com o ritmo de crescimento
da frota resulta em congestionamentos, aumento da poluição e maior desigualdade
no acesso à mobilidade urbana. Assim, o problema não se restringe apenas ao
transporte, mas afeta a qualidade de vida da população e evidencia a urgência
de repensar modelos de planejamento urbano mais sustentáveis e inclusivos.
De acordo com a leitura de Melo (2021) sobre
Diakaki (2015) existem duas categorias gerais em relação às medidas de
prioridade utilizadas nos sistemas de transporte público.
A primeira relaciona
as técnicas baseadas no desenho dos veículos e infraestrutura, que compreendem
as faixas exclusivas, com todas as suas variações de configuração, como:
estações com pagamento antecipado, embarque em nível, porta nos dois lados do
veículo, entre outros. Ao passo que a segunda é fundamentada no controle
semafórico, o qual varia desde uma prioridade semafórica passiva a uma ativa
incondicional, sempre em favor do melhor movimento para os veículos
do sistema de transporte público. (MELO, 2021)
No campo operacional, as dificuldades se
concentram na irregularidade dos horários, na limitação
das rotas e na baixa frequência dos ônibus, fatores
que tornam o serviço
pouco confiável e ineficiente. A ausência de planejamento integrado
com as necessidades reais da
população contribui para um sistema sobrecarregado em algumas regiões e
deficiente em outras, dificultando a mobilidade urbana e o acesso a serviços
essenciais, como saúde, educação e trabalho.
Já em relação à acessibilidade, o sistema
apresenta sérias falhas no atendimento às pessoas
com deficiência ou mobilidade reduzida. Muitos veículos não possuem elevadores ou espaços
adequados para cadeirantes, e as calçadas próximas aos pontos de parada carecem
de rebaixamentos e sinalização tátil. Esse cenário gera exclusão social e
restringe o direito de locomoção de parte significativa da população.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) torna-se dever dos Governos aplicar e fazer garantir a
aplicação das medidas abaixo:
Art. 46. O direito
ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade
reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os
obstáculos e barreiras ao seu acesso.
Art. 48. Os veículos de
transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, as instalações, as estações,
os portos e os terminais em operação no País devem ser acessíveis, de forma a
garantir o seu uso por todas as pessoas. (LBI, 2015)
5 PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS
SOBRE A QUALIDADE E EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE COLETIVO
EM IMPERATRIZ.
A análise da percepção dos usuários em relação
ao transporte coletivo em Imperatriz revela aspectos fundamentais para
compreender os desafios e limitações do sistema. Para a maioria
dos passageiros, a qualidade do serviço está diretamente
associada à regularidade dos horários, ao conforto dos veículos e à
disponibilidade de linhas que atendam de forma adequada as diferentes regiões
da cidade. Nesse sentido, relatos frequentes apontam insatisfação com atrasos,
superlotação e a precariedade de parte da frota, fatores que comprometem a confiabilidade do serviço
e impactam negativamente a rotina diária da população.
Ao mesmo tempo, a eficiência do transporte
coletivo é constantemente questionada pelos usuários, sobretudo quando comparada à demanda
crescente e à necessidade de
maior integração com outros modais. Muitos moradores percebem que a oferta
atual não acompanha o ritmo de expansão urbana, gerando desigualdades no acesso à mobilidade, principalmente em
bairros mais afastados do centro.
Assim, a percepção dos cidadãos indica a urgência de melhorias estruturais,
como a modernização dos veículos, a ampliação das linhas e a implementação de
políticas públicas que priorizem a mobilidade urbana como direito essencial.
Melo em sua dissertação de mestrado produz uma
análise em relação a percepção da qualidade do transporte público, para
demostrar os resultados de sua amostragem ele organiza da seguinte forma:
Tabela 1 – PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE PÚBLICO EM IMPERATRIZ
AUTOR: MELO (2021)
A análise da percepção dos usuários sobre os
modos de transporte em Imperatriz revela um cenário interessante. De modo
geral, há maior satisfação em relação ao alcance da rede, à frequência e ao
tempo de viagem. No entanto, esses aspectos,
embora bem avaliados, não aparecem entre os mais valorizados quando
se trata das expectativas dos passageiros.
Por outro lado, atributos que tiveram menor
média de satisfação, como segurança pública, risco de acidentes e proteção
contra as variações do clima, apresentam maior relevância para os usuários,
especialmente os dois primeiros, que
figuram entre os três mais importantes na avaliação. Isso indica que, embora
exista um reconhecimento quanto à eficiência operacional do transporte, há fragilidades em
pontos considerados essenciais para a sensação
de confiança e bem-estar durante
o deslocamento.
Vale destacar ainda que, mesmo diante da
insatisfação quanto à proteção contra as condições climáticas, esse fator não
se mostra determinante para os passageiros na definição de suas expectativas. Assim, observa-se um contraste entre aquilo que os usuários valorizam
como prioridade e os atributos que de fato apresentam maior índice de
aprovação, revelando desafios para alinhar qualidade percebida e necessidades
essenciais.
6 ALTERNATIVAS E ESTRATÉGIAS PARA UM TRANSPORTE PÚBLICO MAIS EFICIENTE, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL
EM IMPERATRIZ.
O transporte público em Imperatriz enfrenta desafios relacionados à eficiência, à acessibilidade e à sustentabilidade ambiental. Para promover
melhorias significativas, é essencial adotar soluções integradas que atendam às
necessidades da população e reduzam impactos negativos no meio urbano. Entre as
alternativas, destaca-se a modernização da frota, priorizando veículos
elétricos ou movidos a biocombustíveis, que diminuem a emissão de poluentes e
contribuem para uma cidade mais limpa.
A cartilha elaborada pelo Governo Federal em
2009 norteia sobre a concepção de sustentabilidade relacionada a mobilidade
urbana.
A Mobilidade Urbana
Sustentável pode ser definida como o resultado de um conjunto de políticas de
transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao
espaço urbano, através da priorização dos modos não-motorizados e coletivos de transporte, de forma efetiva,
que não gere segregações
espaciais, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. (BRASIL, 2009)
Além disso, a implementação de rotas
inteligentes e horários adaptados à demanda
pode reduzir tempos de espera e otimizar o fluxo de passageiros, tornando o sistema mais ágil. Para
garantir inclusão social, é fundamental investir em acessibilidade, como plataformas elevadas, sinalização tátil, veículos
adaptados para pessoas com
mobilidade reduzida e treinamento adequado dos profissionais do transporte.
Conforto/Acessibilidade
Lei nº 637-91
– Reserva de assento para pessoas deficientes;
Lei Nº 904/99 – Obriga a instalação de equipamentos que facilitem a locomoção
de deficientes físicos, como, rampas e sinalização;
Lei Nº 841/97 – Proíbe fumar nos veículos
destinados ao transporte coletivo de
passageiros;
Lei Nº 1018/2001
- Obriga a existência de acondicionadores de lixo em veículos de transporte coletivo.
Lei nº 1152-06
– Placas informando os horários e itinerários, nos abrigos de ônibus;
Lei nº 1153-06
– Embarque e desembarque de obesos e gestantes pela porta
traseira; (MELO, 2021)
Essas medidas, quando
aplicadas de maneira
coordenada e planejada, têm o potencial de transformar o transporte público
em Imperatriz, tornando-o mais eficiente,
inclusivo e ambientalmente responsável, promovendo benefícios tanto para os
usuários quanto para a cidade como um todo.
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As leis que regulamentam o transporte coletivo
demonstram um esforço consistente no sentido de tornar o sistema mais
inclusivo, seguro e organizado. A reserva de assentos para pessoas com
deficiência, a instalação de rampas, sinalização adequada e equipamentos de
acessibilidade evidenciam a preocupação com a mobilidade e o conforto de todos
os usuários, garantindo que indivíduos com limitações físicas possam se
locomover de forma digna e segura.
Além disso, a proibição do fumo nos veículos e
a obrigatoriedade de acondicionadores de lixo reforçam práticas de higiene e
saúde pública, promovendo um ambiente mais limpo e agradável para os
passageiros. A sinalização de horários e itinerários nos abrigos e a
regulamentação do embarque e desembarque de gestantes e pessoas obesas
também contribuem para a organização e a eficiência do transporte coletivo, tornando o serviço mais transparente e
acessível.
É possível observar
que cada legislação, embora específica, se complementa,
formando um conjunto de regras que beneficia não apenas grupos específicos, mas
toda a população que utiliza o transporte coletivo. A atenção aos detalhes,
como acondicionamento de lixo, sinalização e acessibilidade, reflete
uma visão integrada de cidadania e responsabilidade social.
Além do aspecto técnico e legal, essas leis
também possuem um valor simbólico, pois reforçam a importância do respeito às
diferenças e da promoção da igualdade no acesso aos serviços públicos. Ao
considerar necessidades especiais e situações específicas, o sistema de
transporte coletivo torna-se um espaço mais humano e sensível às demandas
sociais.
Por fim, a contínua atualização e fiscalização
dessas normas são essenciais para que seus efeitos sejam concretos e duradouros. Somente
com a conscientização de gestores, operadores e usuários será
possível garantir que o transporte coletivo cumpra seu papel de forma eficiente, segura e inclusiva, fortalecendo a qualidade de
vida urbana e o direito de todos à mobilidade.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, M. R. M., OLIVEIRA, J. M., JESUS, M. S., SÁ, N. R., SANTOS, P. A. C.,
&
LIMA, T. C. (2011).
TRANSPORTE PÚBLICO
COLETIVO: Discutindo acessibilidade,
mobilidade e qualidade de vida. PSICOLOGIA & SOCIEDADE, 23(2), 574-582.
Lima, J. R. (2020).
Mobilidade urbana e desafios estruturais em Imperatriz-MA. Disponível em:
https://pdfs.semanticscholar.org/703d/987f238eb8f11c1e1bcd9d41b3b86acf2140.pd.
MELO, Felipe Policarpo
Coelho de. SISTEMA DE TRANSPORTE NAS CIDADES MÉDIAS DO
NORDESTE BRASILEIRO: expectativas e percepções dos usuários. 2021. 123 f.
Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Transportes, Universidade
Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
MINISTÉRIO DAS
CIDADES. Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. BRASIL, 2004.
Revista
FT. (2023). Estudo da acessibilidade nas calçadas em torno do Hospital
Municipal de Imperatriz (HMI). Disponível em:
https://revistaft.com.br/estudo-da- acessibilidade-nas-calcadas-em-torno-do-hospital-municipal-de-impertriz-hmi/.
SUTRAN.
(2025). Superintendência de Trânsito e Transporte de Imperatriz. Disponível em:
https://imperatriz.ma.gov.br/pmi/sutran/.
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