PORTAL DA GESTÃO PUBLICA
MILENE CAUDURO PRUDENCIATTO
FRANCISCO BUENO
JOSIMAR ALEXANDRE PEDRO
PAULO SERGIO FRANCO DE SOUZA
WELLINTON FERNANDO DA SILVA
TRANSPORTE PÚBLICO
MILENE CAUDURO PRUDENCIATTO
FRANCISCO BUENO
JOSIMAR ALEXANDRE PEDRO
PAULO SERGIO FRANCO DE SOUZA
WELLINTON FERNANDO DA SILVA
TRANSPORTE PÚBLICO
Trabalho de Conclusão de Curso Formação de Agente de Trânsito EAD ao Portal da Gestão Publica
SUMÁRIO
RESUMO---------------...-------------.................................... 3
INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------- 4
Capítulo 1. SURGIMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL------------------...............................................5
Capítulo 2. OS DESAFIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL----------------..............................................-- 9
Capítulo 3. O QUE DIZ A LEI SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO----------------------..........................................-- 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------.--------------- 18
RESUMO
O presente trabalho objetiva obter
conhecimento sobre o transporte público coletivo desde o seu surgimento até os
dias atuais, os impactos e desafios na sociedade brasileira, pontos positivos e
negativos e também a relação do uso destes transportes com a legislação
brasileira e do Código de Trânsito Brasileiro.
INTRODUÇÃO.
Como surgiu o transporte público no
Brasil, de que maneira as pessoas os utilizavam? A partir dessas questões transcorrerá todo o trabalho
de estudo acerca do transporte público no Brasil,
mais necessariamente coletivo.
Compreenderemos sua evolução até os dias
atuais, quais os mais e menos utilizados, os motivos principais que levam as
pessoas a utilizá-los, os desafios enfrentados
pela população para o uso desses meios e dados levantados de acordo
com as estatísticas. Tudo isso será
demonstrado no transcorrer deste trabalho.
1.
SURGIMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO
NO BRASIL
O transporte público no Brasil surgiu
há mais de duzentos anos, considerando assim
as carruagens como meio de transporte. Esta história teve início lá atrás com Dom João VI, que decretou a cessão a
Sebastião Fabregas de Suriguês, então sargento-mór da Guarda Real, a exploração
de duas linhas de transporte de pessoas por carruagens. Essas linhas tinham
itinerários, tarifas e horários específicos. Este acontecimento ficou marcado
por ser considerado como o primeiro transporte tipo ônibus a operar no Brasil.
Estes veículos tinham quatro rodas e eram puxados por quatro cavalos ou mulas.
Pouco tempo depois, em 1.837, foi
fundada uma companhia de ônibus para transportar passageiros, fundação de
Aureliano de Souza Oliveira Coutinho, desembargador na época. Mais tarde, em 1868, surgiram
os bondes elétricos, mas cabe ressaltar que em 1.872 teve a criação do bonde, de
tração animal, em São Paulo, chamado de bonde Sant’ Anna.
O ônibus movido a gasolina foi
introduzido no Brasil em 1.908, passando a se tornar de interesse e responsabilidade dos prefeitos como de utilidade pública, em 1.946.
Logo em seguida, na década de 1.950, se tornou o principal meio de transporte
público.
Temos no Brasil quatro tipos
de transporte público,
sendo eles:
• Rodoviários: composto pelo mais utilizado que são os ônibus e, mais recentemente, os veículos prestadores de serviços por aplicativos, mais conhecidos como ubers;
•
Hidroviários: composto por balsas, navios e barcos;
•
Aéreos: composto por aviões e helicópteros.
Imagem 1: primeiro
transporte público no Brasil criado
na época de Dom João VI.
Fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-45587611 acesso em: novembro
de 2025.
Imagem 2: carruagens antigas usadas como transporte público.
Fonte: https://redeglobo.globo.com/rpctv/meuparana/noticia/2014/07/meu-parana-viaja-no-tempo-e- mostra-o-transporte-no-fim-do-seculo-xix.html acesso em novembro de 2025.
Imagem 3: Scania Brasil – tipo de ônibus que chegou ao Brasil em 1.948.
Fonte: https://www.facebook.com/ScaniaBrasil/photos/voc%C3%AA-sabia-que-o-primeiro- %C3%B4nibus-scania-chegou-ao-brasil-em-1948-e-logo-no-ano-s/955757801171161/ acesso em novembro de 2025.
Imagem 4: primeira
ferrovia de trem do Brasil,
Maua – RJ.
Fonte: https://massa.ind.br/primeira-ferrovia-do-brasil/ acesso em
novembro de 2025
Conhecer a história sobre o surgimento
dos meios de transporte coletivo no Brasil acaba
sendo interessante e encantador, uma vez que é possível perceber o quão importante foi sua criação para o
nosso país, desde o tempo da colonização e como foram acontecendo as mudanças e
os avanços ao longo de todos esses anos, tanto no que diz respeito sobre as
condições de segurança e inovação tecnológica, quanto na utilidade e acesso
para a população em geral. Além disso, sabemos
que o ônibus é o transporte público
coletivo mais utilizado pela sociedade, como mostram
os dados do gráfico abaixo,
sendo que São Paulo e Rio de Janeiro
são os dois maiores estados em quantidade e procura por esses meios.
Imagem 5: Dados
sobre o meio de transporte público mais utilizado.
Fonte: https://www.mobilize.org.br/estatisticas/41/os-maiores-sistemas-de-transporte-do-brasil.html acesso em novembro de 2025.
2.
OS DESAFIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL
Entretanto, há uma série de desafios
enfrentados no Brasil em relação ao transporte público. Isto é, no caso de
ônibus, trens e metrôs, por exemplo, como quase a totalidade das pessoas
utilizam para se locomoverem até seus trabalhos, os mesmos se tornam
superlotados sem condições adequadas e suficientes que garantam segurança aos
passageiros e, muitas vezes, acabam deixando pessoas para trás. No caso dos ônibus,
enfrentam grandes congestionamentos nos horários de picos,
o que acontece principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Contudo, ressalta-se, através de pesquisas que, de maneira
geral, o transporte público brasileiro rodoviário
e até ferroviário, mais necessariamente os coletivos, sofrem com a falta de
investimentos em relação à comodidade, conforto e, principalmente, segurança,
onde todos os que usam desses meios estão sujeitos a acidentes, considerando a alta lotação
e a velocidade utilizada para que possam percorrer o trajeto o mais rápido
possível. Também de acordo com pesquisas, constatou-se que em algumas cidades o
número de veículos para transportar as pessoas
ainda não chegou
na quantidade que tinha antes
da pandemia, agravando, ainda mais, casos em relação aos desafios enfrentados por quem utiliza
tais meios.
Os meios de transporte aéreo e hidroviário não possuem desafios significativos como o rodoviário e ferroviário, mas também enfrentam alguns, principalmente em relação à superlotação na quantidade de cargas carregadas em suas viagens ou nos custos cobrados.
Imagem 6: lotação em linha do metrô de São Paulo, foto de 2015
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/08/ 1672207-transporte-em-sao-paulo-tem-sua-pior-avaliacao-em-uma-decada.shtml acesso em novembro de 2025.
Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/onibus-superlotado-e-a-principal-queixa-no- transporte/ acesso em novembro de 2025.
3.
O
QUE DIZ A LEI SOBRE
TRANSPORTE PÚBLICO
Quando falamos em transporte público
tendo por base seu surgimento, os avanços que ocorreram ao longo dos anos, os
desafios enfrentados no país, podemos nos questionar se há normas e regras para
serem respeitadas e cumpridas, isto é, se há legislação para tal tema.
Com isso e baseado na Constituição
Federal, a legislação trata o transporte público como direito social. Desse
modo, a Lei nº 12.587/2012 estabelece uma política nacional de mobilidade urbana, orientando as diretrizes para os municípios, enquanto que o Código de
Trânsito Brasileiro possui regras específicas para operação e segurança de
veículos. Estas regras podem ser obrigatoriedade em reduzir a velocidade ou
parar ao ultrapassar algum tipo de transporte coletivo que param em locais de
embarque ou desembarque de passageiros. E outro exemplo é o uso do farol baixo
para veículos de transporte coletivo em faixas próprias.
Em relação ao transporte público
há competências tanto para a União como para
os municípios. Compete à União estabelecer diretrizes para o desenvolvimento
urbano, bem como transporte e, ainda, legislar sobre trânsito e transporte. Já
aos municípios, compete organizar e prestar os serviços de interesse local,
como transporte coletivo, diretamente ou por meio de concessão.
Como se percebe, estamos dando maior
ênfase aos ônibus como transporte público coletivo, já que é o primeiro
e maior veículo de transporte utilizado no país. Como citado, este meio de transporte
tornou-se também de responsabilidade
das prefeituras a fim de ofertarem à população serviço de qualidade e direito
social, devendo, com isso, cumprir
com os parâmetros estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Indo mais a
fundo, passamos a conhecer outras leis voltadas para este tipo de transporte, como, por exemplo,
no Distrito Federal
implantou-se a lei com:
• O direito ao transporte e mobilidade da pessoa com deficiência visual: está disposto no Estatuto da Pessoa com Deficiência Física, sendo a lei de inclusão de número 13.146/2015, da qual garante a estas pessoas o direito ao transporte e a mobilidade, assegurando-os em igualdade de oportunidades junto com as demais pessoas e ofertando todos os recursos necessários para que os mesmos possam embarcar neste meio de transporte;
• Passe livre especial para pessoas com TDAH;
•
Passe livre para deficiente físico com baixa renda;
•
Fornecimento de transporte individual para tratamento de hemodiálise;
• Passe livre estudantil;
• Transporte público e gratuito para pessoas com deficiências físicas, mental ou sensorial, ou quem esteja com câncer.
Com base no que foi apresentado,
ressalta-se que no município de Santa Cruz das Palmeiras/ SP o transporte
público coletivo, utilizado como circular pela população, é cedido pela própria
prefeitura municipal gratuitamente, além de também disponibilizar para alunos
que moram longe da escola onde estudam, estudantes da zona rural e para aqueles
que precisam se deslocar para outras cidades em consultas médicas. Os veículos
cedidos, em sua maioria, são todos dotados com
acesso para portadores de deficiência física. Assim, de modo geral,
a administração municipal se compromete com o bem-estar de todos,
ofertando as melhores condições possíveis para a população.
Vejamos, a seguir, alguns exemplos de
transportes acessíveis a portadores de deficiência física.
Figura 8: transporte público coletivo acessível para deficientes físicos.
Fonte:
https://guiaderodas.com/acessibilidade-no-transporte-publico/ acesso em
novembro de
2025
Imagem 9: transporte público coletivo adaptado para deficientes físicos.
Fonte: https://www.progresso.com.br/sociedade/saude/alunos-deficientes-dos-distritos-terao- transporte-adaptado/55711/ acesso em novembro de 2025.
Depois
dos ônibus, os meios de transportes públicos
mais utilizados são os trens e metrôs que, por lei, também devem
e são adaptados para pessoas com deficiências físicas. Tanto nos transportes
como também nas estações, há acessibilidades
como rampas, elevadores, pisos táteis e calçadas acessíveis, além da diferenciação na comunicação, como sinalização visual e
sonora, placas em braile. Nos vagões de trens ou metrôs, há ainda espaços
reservados para passageiros com deficiências, onde possam ser melhores
atendidos.
O Brasil tem mais de 45 milhões de
pessoas que possuem algum tipo de deficiência física, e quando se trata delas
precisarem utilizar algum tipo de transporte, principalmente os públicos, os
responsáveis pelo seu fornecimento precisam estar preparados e equipados para
atendê-los, garantindo-lhes o direito social de acesso ao transporte público.
O gráfico que segue mostra
os temas mais falados na internet sobre deficientes
e mobilidade urbana.
Imagem 10: Temas mais falados
na internet sobre deficiência e mobilidade urbana.
Fonte: https://www.comunicaquemuda.com.br/dossie-mobilidade/deficiencia-x-mobilidade-urbana/ acesso em novembro de 2025
Imagem 11: estação de metrô adaptado para deficientes físicos
Fonte: https://watplast.com.br/acessibilidade-nos-trens-metros-e-estacoes-inclusao-em-movimento/ acesso em novembro de 2025
Imagem 12: acessibilidade na estação de metrô para deficiente físico.
Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/cadeirante-enfrenta-dificuldade-em-novo-trem-do-metro- 5902290.html acesso em novembro de 2025.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluindo, foi-nos possível
compreender o surgimento do transporte público coletivo no Brasil, sua evolução
ao longo do tempo até os dias atuais, os desafios causados no país em relação a
estes transportes, fatores de impactos positivos e negativos e as leis
estabelecidas para o uso dos mesmos.
Vimos, também, as questões de
mobilidade, comodidade, segurança, adaptações para deficientes físicos, alta
quantidade no número destes veículos e a quantidade de pessoas que utilizam destes meios com os motivos
para este fim, além de dados estatísticos. Foram vários os apontamentos e observações ao longo
do estudo, sendo possível observar, e bem, o transporte público
coletivo na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, que é gratuito
para toda a população. A concentração
maior do estudo esteve nos ônibus, trens e metrôs como meios de transportes
públicos, sendo também citados outros
tipos de transportes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SURGIMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO
– https://gvbus.org.br/mais-de-200-anos-de- transporte-urbano-no-brasil/ acesso em novembro de 2025.
OS DESAFIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL
-
https://www.google.com/search?q=surgimento+e+tipos+de+transporte+publico+no+brasil&oq=surgi mento+e+tipos+de+transporte+publico+no+brasil&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigA TIHCAIQIRifBTIHCAMQIRifBdIBCjExODcyajBqMTWoAguwAgHxBdOXo16G2g818QXTl6NehtoPNQ&sou rceid=chrome&ie=UTF-8
https://cwbus.com.br/transporte-publico-no-brasil/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_p%C3%BAblico_no_Brasil – acesso em novembro de 2025.
A LEGISLAÇÃO E O TRANSPORTE PÚBLICO -
https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/direito- constitucional/o-direito-ao-transporte-garantia-de-mobilidade-urbana-para- estudantes-pessoas-com-dificuldade-de-locomocao-e-trabalhadores
https://www.google.com/search?q=metros+tamb%C3%A9m+s%C3%A3o+adaptados
+para+deficientes+f%C3%ADsicos%3F&oq=metros+tamb%C3%A9m+s%C3%A3o+ adaptados+para+deficientes+f%C3%ADsicos%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEE UYOTIJCAEQIRgKGKABMgkIAhAhGAoYoAEyCQgDECEYChigATIJCAQQIRgKGK
AB0gEKMTQzNTVqMGoxNagCCLACAfEF9cfP_RhuUtTxBfXHz_0YblLU&sourceid= chrome&ie=UTF-8
DADOS E ESTATISTICA SOBRE
O TRANSPORTE PÚBLICO
E A DEFICIÊNCIA
FÍSICA - https://www.comunicaquemuda.com.br/dossie-mobilidade/deficiencia-x- mobilidade-urbana/
https://www.google.com/search?sca_esv=99ba87713a6b4ed1&sxsrf=AE3TifP8yletjU W7l_Rwc1aPQYfvq- j3Lw:1764292240918&udm=2&fbs=AIIjpHxU7SXXniUZfeShr2fp4giZ1Y6MJ25_tmWI Tc7uy4KIeqDdErwP5rACeJAty2zADJgYJpo1blvMpITBRgbnARM6y8KwxzRsF24u6g 33NutBQm5vqXcfuiodCubJ8JhBW6jBWFq8iDWg- TOL0nRAXLVOTP4kJTh6PfINPAfm6mSPN0NxmwtKVWBlURO8HKqZkLhexr2QTgj BwGJuGcslCItVKO8pPg&q=imagem+esta%C3%A7oes+de+metr%C3%B4+adaptad o+para+deficientes&sa=X&ved=2ahUKEwjm8LLi1JORAxWiBLkGHT41IrUQtKgLegQ IFBAB&biw=1366&bih=633&dpr=1
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