sábado, 22 de fevereiro de 2025

STF autoriza guardas municipais a atuarem como polícia e fazerem prisões em flagrante

“Decisão permite que cidades criem leis para ampliar atuação das forças municipais. Guardas deverão agir em cooperação com as polícias Civil e Militar e ações serão fiscalizadas pelo Ministério Público”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (20) que as cidades podem aprovar leis para que as guardas municipais atuem em ações de segurança urbana ostensivas, como as polícias, e realizem prisões em flagrante.

De acordo com o novo entendimento fixado pelos ministros, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante. Sua atuação ficará limitada ao município e será fiscalizada pelo Ministério Público.

Essas normas devem, segundo o tribunal, “respeitar limites, de forma a que não se sobreponham, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (20) que as cidades podem aprovar leis para que as guardas municipais atuem em ações de segurança urbana ostensivas, como as polícias, e realizem prisões em flagrante.

De acordo com o novo entendimento fixado pelos ministros, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante. Sua atuação ficará limitada ao município e será fiscalizada pelo Ministério Público.

Essas normas devem, segundo o tribunal, “respeitar limites, de forma a que não se sobreponham, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais”.


GCM de SP x TJ-SP

O recurso que gerou a discussão questionava decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que derrubou uma norma municipal. A regra concedia à GCM da capital paulista o poder de fazer policiamento preventivo e comunitário e prisões em flagrante.

Para o TJ-SP, o Legislativo municipal havia invadido a competência do estado ao legislar sobre Segurança Pública. 

Já o relator no STF, ministro Luiz Fux, frisou que a Corte já tem entendimento de que, assim como as polícias Civil e Militar, as guardas municipais também integram o Sistema de Segurança Pública.

Fux lembrou que a competência para legislar sobre a atuação das polícias cabe não só aos estados e à União, mas também aos municípios.

O voto do ministro relator foi acompanhado por oito ministros.

“Não podemos afastar nenhum dos entes federativos no combate à violência”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes.

Ele afirmou que as guardas municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com os demais órgãos policiais.

O ministro Flávio Dino também defende uma interpretação ampliada do papel das guardas.

Os únicos votos divergentes foram do ministro Cristiano Zanin, acompanhado pelo ministro Edson Fachin. Para ambos, a razão que motivou a ação deixou de existir, uma vez que uma nova lei em vigor se sobrepôs à norma invalidada pelo TJ-SP.

A tese de repercussão geral firmada na Suprema Corte foi a seguinte:

“É constitucional, no âmbito dos municípios, o exercício de ações de segurança urbana pelas guardas municipais, inclusive o policiamento ostensivo comunitário, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública previstas no artigo 144 da Constituição Federal e excluída qualquer atividade de polícia judiciária, sendo submetidas ao controle externo da atividade policial pelo Ministério Público, nos termos do artigo 129, inciso 7º, da Constituição Federal.

Conforme o artigo 144, parágrafo 8º, da Constituição Federal, as leis municipais devem observar normas gerais fixadas pelo Congresso Nacional.”

O que diz a Câmara Municipal

Conforme já dito, o julgamento do STF se deu após recurso movido pela Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo contra decisão do TJ paulista que declarou inconstitucional o artigo 1º, inciso I, da Lei Municipal 13.866/04.

O trecho atribuía à Guarda Civil Metropolitana o dever de fazer “policiamento preventivo e comunitário”.

Por meio de nota, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira (União), disse que a decisão respeita a autonomia do legislativo.

"A Guarda Civil Metropolitana é um orgulho de São Paulo e a decisão do STF reforça ainda mais a importância dessa honrosa instituição para todos os paulistanos. É uma decisão que respeita o papel da Câmara Municipal de São Paulo na definição das regras legais para a nossa cidade e também a importância do corpo técnico qualificado que a Casa tem", afirmou.

Por Redação g1 SP — São Paulo.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

CURSO DE FORMAÇÃO PARA MEMBRO DA JARI


JB CONSULTORES ASSOCIADOS O PORTAL DA GESTÃO PÚBLICA

 

 

Trabalho de Conclusão do CURSO DE FORMAÇÃO PARA MEMBRO DA JARI apresentado à JB Consultores Associados o Portal da Gestão Pública, como requisito para obtenção do Título de Membro da Jari.

 

 

 

 

ADMINISTRADOR DE TRÂNSITO

Imprescindível para o Técnico em Gestão de Trânsito

 

 

 

 

Lábrea, AM

2025



RESUMO

Vamos abordar os aspectos literários de alguns pensadores sobre a gestão do trânsito e entender a visão que eles tentam passar sobre o tema em questão, é o olhar de cada colaborador em suas experiências pessoais e profissionais no decorrer dos anos. E no contesto geral, os olhares se cruzam com pequenos enfoques sobre cada tema abordado. Todos esses brilhantes pensadores contribuíram de forma esplêndida para a gestão de um trânsito mais seguro e humanizado, graças a eles a gestão de trânsito evoluiu de forma considerável. Passaremos a entender a gestão de trânsito com um olhar voltado para a ciência social aplicada, de forma a fundamentar um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplina dos elementos de produção. A gestão estuda os empreendimentos de trânsito e humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em gestão de trânsito sem falar em objetivos e sem comentário de alguns pensadores. Em síntese. O gestor de trânsito é a ponte entre os meios de recursos financeiros, tecnológicos, humanos, e os objetivos. Como elo entre os recursos e os objetivos do setor público, cabe ao gestor combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, o setor público por ser burocrático em razões de leis e por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações dos seus gestores é limitado.

 

Palavras-chave: Gestão consciente. Olhar profundo da gestão de trânsito. Valorização do gestor. O futuro de um trânsito mais humanizado.


1.    INTRODUÇÃO

Sinistros de trânsito têm um impacto significativo na sociedade, tanto em termos de custos econômicos quanto humanos. Todos os anos, milhões de pessoas são feridas ou mortas em acidentes de trânsito em todo o mundo, tornando-se um problema urgente de saúde pública e segurança.

Os custos humanos de acidentes de trânsito são imensos, com vidas perdidas, famílias desfeitas e comunidades afetadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito, com muitas mais sofrendo lesões não fatais que podem levar a deficiências de longo prazo. No Brasil foram 33.743 mortes em 2023, são aproximadamente 92 mortes por dia, em média a cada 15 minutos morrem uma pessoa de acidentes no trânsito.

O presente diagnóstico discorre sobre os aspectos estruturadores do sistema de mobilidade urbana em Lábrea/Am, servindo-se de dados secundários resultantes de projetos, estudos e levantamentos fornecidos pelo órgão de trânsito DETRAN-AM, foram No Amazonas, motociclistas foram as maiores vítimas de acidente de trânsito durante o período de 2019 a 2023, com 1.087 mortes registradas. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).

No total de acidentes fatais, entre 2019 e 2023, o Amazonas registrou 2.090 óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), o que equivale a um aumento de 9% em relação ao início e final do período. Esse aumento foi apontado principalmente em Manaus, com 10% de aumento.

Na capital, o maior número de óbitos por ATT foi no ano de 2022, com 290 óbitos. Já no interior, 2021 bateu recorde, com 160 óbitos.

Entre os municípios com as maiores taxas de mortalidade por acidentes de transportes terrestres por motocicletas estão Rio Preto da Eva, em 2019 (24,1) e 2022 (16,0), Apuí em 2020 (19,4), Iranduba em 2021 (18,0) e Silves em 2023 (26,0).

Vale pontuar que em Lábrea não temos dados estáticos sobre mortes no trânsito, uma vez que o município não tem um órgão para coletas de dados.

Revelando o contexto no qual se estabelecem relações sociais, econômicas e institucionais. O plano pretende atuar como uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte de pessoas e bens nas áreas urbanas e seus arredores. Seu objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos relativos ao tema estejam de acordo com a visão almejada para o município de Lábrea. A Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, nos artigos 21 e 24, aborda a necessidade da caracterização da circulação viária no Plano de Mobilidade Urbana, e devem abranger todos os modos de transporte motorizados ou não. Cito o artigo 21. 

2.    DAS DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS SISTEMAS DE MOBILIDADE URBANA

Art. 21. O planejamento, a gestão e a avaliação dos sistemas de mobilidade deverão contemplar:

I - a identificação clara e transparente dos objetivos de curto, médio e longo prazo;

II - a identificação dos meios financeiros e institucionais que assegurem sua implantação e execução;

III - a formulação e implantação dos mecanismos de monitoramento e avaliação sistemáticos e permanentes dos objetivos estabelecidos; e,

IV - a definição das metas de atendimento e universalização da oferta de transporte público coletivo, monitorados por indicadores preestabelecidos.

O perfil da mobilidade urbana do município de Lábrea terá que ser traçado com base em pesquisas realizadas junto à população, com caráter comparativo e por meio de análise percentual de dados coletados e conforme recomendações das leis que se encontram em vigor.

3.    CONCEITO DE GESTÃO VOLTADO PARA O TRÂNSITO

Um gestor de trânsito com certeza precisa estar capacitado para analisar dados de tráfego, organizar e desenvolver políticas e projetos para melhorar a circulação de veículos e pedestres e até mesmo saber implementar a sinalização adequada e coordenar medidas para garantir a segurança no trânsito. 

4.    Realidade local: TRAGO A VERDADEIRA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM.

O impacto da mobilidade urbana afeta todas as pessoas que vivem em Lábrea, pois se relaciona diretamente ao dia a dia da população. O Município de Lábrea/Am, presencia um  aumento da população urbana como o aumento da frota de automóveis, e com isso ocorrem vários  sinistros, as calçadas em mau estado de conservação, falta de segurança no trânsito,  ruas e avenidas em mau estado, falta de estacionamento, ausência de ciclovias, falta de segurança pública, de sinalização, semáforos, quebra-molas, lombadas, pessoas de menores na direção, grande fluxo de animais nas ruas, conscientização da população, falta de sinalizações horizontais indicativas da malha ciclo viária; não há sinalizações verticais e nem horizontais não temos ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas; é importante notar que o transporte molda a cidade assim como a cidade molda o transporte.

Com isso é preciso que seja feito um planejamento de transportes que seja dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico lida com modelos e simulações de longo prazo gerado a partir de uma série de levantamentos focados nos “desejos de deslocamento”. Nesse nível, o planejamento de transportes deve assegurar o deslocamento de pessoas e bens durante os próximos 20 a 25 anos. O nível tático lida com análises de médio em longo prazo e produz os projetos geométricos de vias, além dos projetos de sinalização e de controle de tráfego, por exemplo.

Por último, o nível operacional lida com ações de curto prazo como, por exemplo, programação de semáforos, espaçamento e localização de paradas cobertas para os estudantes que utilizam o sistema de ônibus escolares, vias pedestres etc.

5.      MELHORIAS PROPOSTAS

O Plano de Mobilidade Urbana deve ser implantado no município de Lábrea/Am, mesmo tendo uma população de 45.448 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 20,55% em comparação com o Censo de 2010, foram diagnosticadas as demandas da população como a falta de calçadas, sarjetas, ruas estreitas muito lixo nas ruas, bem como as fragilidades nas infraestruturas locais.

Mas também, foram identificados os sistemas de transporte, apesar de ser um município de médio porte já comporte um sistema de linha de ônibus urbanos, principalmente nos bairros afastados do centro urbano. Também foram identificadas todas as potencialidades a serem trabalhadas e fomentadas, a fim de contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, acessibilidade universal, equidade no uso do espaço público de circulação, segurança nos deslocamentos das pessoas, bem como na eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana. Espera-se que esse Plano cumpra não só a obrigação legal, mas também contribuam para a formulação e execução de políticas de desenvolvimento econômico e urbano sustentável e uma tomada de consciência do poder público e da população em prol desse resultado.

6.      O PAPEL DO GESTOR DE TRÂNSITO

As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.

Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver. Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.

 

7.      PRINCÍPIOS PARA UM BOM ADMINISTRADOR

·         Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;

·         Saber decidir e solucionar problemas;

·         Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos;

·         Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;

·         Ser proativo, ousado e criativo;

·         Ser um bom líder;

·         Gerir com responsabilidade e profissionalismo;

·         Ter visão de futuro, e;

·         Não seja limitado


8.  CONCLUSÃO

Podemos observar que desde os primórdios da humanidade, que o homem vem se associando com outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos e metas a serem alcançadas. Desse esforço conjunto surgiram as empresas e os problemas.

Vale destacar a importância da municipalização do trânsito, o mesmo tem como acompanhar e presenciar as necessidades dos munícipes.


9.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

L12587. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm>. Acesso em: 03 fev. 2025.

TÉCNICA, I. Um diagnóstico sobre os acidentes de trânsito no Brasil em 2023 - CLP. Disponível em: <https://clp.org.br/um-diagnostico-sobre-os-acidentes-de-transito-no-brasil-em-2023/>. Acesso em: 03 fev. 2025.

Disponível em: <https://blog.fael.edu.br/gestao-de-transito-o-que-faz/#:~:text=Um%20gestor%20de%20tr%C3%A2nsito%20com,garantir%20a%20seguran%C3%A7a%20no%20tr%C3%A2nsito.>. Acesso em: 03 fev. 2025.

Detran-AM. Disponível em: <http://www.detran.am.gov.br>. Acesso em: 03 fev. 2025.

Estão abertas inscrições para nove cursos na Escola Pública de Trânsito; saiba como fazer. Disponível em: <https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/01/17/estao-abertas-inscricoes-para-nove-cursos-na-escola-publica-de-transito-saiba-como-fazer.ghtml>. Acesso em: 11 fev. 2025.

sábado, 8 de fevereiro de 2025

Os acidentes de trânsito: causas versus consequências


CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTE TRÂNSITO

 

 

 

                     Os acidentes de trânsito: causas versus consequências

 

 

Anderson Alves Miranda

Matrícula 7506

 

 

Pirassununga-SP

Ano - 2025

 

SUMÁRIO

Introdução

Fiscalização de trânsito

Causas de acidentes de trânsito

Prevenção de acidentes de trânsito

Locais com maior índice de acidentes

Soluções

Considerações finais

Referências

 

INTRODUÇÃO

O município de Pirassununga, localizado no interior do estado de São Paulo uma cidade com aproximadamente 75.000 mil habitantes, conhecida por ser uma cidade militar por ser casa das forças armadas como Academia da força aérea (AFA), 13° Regimento de Cavalaria Mecanizada (13° RC. Mec.), o município ainda possui um grande centro de pesquisas da (USP), um grande campus da Universidade de São Paulo, o município possui uma grande empresa do ramo de bebidas a cachaça 51 da Cia. Muller de bebidas Pirassununga.

O trânsito vem a cada dia se tornando mais caótico, e por consequência um aumento nos números de acidentes de trânsito, um problema grave que só aumenta a cada dia, e os números de acidentes com consequência lesões graves e mortes, por isso é fundamental entender as causas e consequências de acidentes de trânsito para desenvolver métodos e estratégias para a prevenção de acidentes.

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

No município de Pirassununga, os órgãos de fiscalização de trânsito são o departamento de trânsito - DEMUTRAN, Guarda Civil Municipal - GCM e Polícia militar que agem diretamente na fiscalização de trânsito do município. A Guarda Civil Municipal tem como umas de suas atribuições a fiscalização de trânsito com seus agentes devidamente capacitados para atuar na fiscalização de trânsito, em conjunto com o órgão responsável DEMUTRAN na atuação de fiscalização e estáticas de trânsito, órgão regulamentar de trânsito do município que desempenha as mudanças no trânsito, com base em estáticas, reformulação de placas de trânsito, pinturas de faixas de solo e engenharia de tráfego, trabalhando em prol da melhoria do fluxo de veículos, aliviando vias artérias como av. Newton Prado e prudente de morais, fazendo o trânsito fluir.

CAUSAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Uma das maiores causas de acidente de trânsito é a imprudência dos motoristas, incluindo falta de atenção e dirigir sob efeito de álcool e outras drogas.

O excesso de velocidade também é considerado como uma das principais causas de acidente de trânsito, juntamente com a falta de manutenção do veículo, acarretando falhas mecânicas somadas as condições climáticas, como chuva, neblina e outras condições que reduzem a visibilidade e a falta de sinalização adequada, tais como placas, sinalização horizontais, verticais e luminosos que podem causar confusão, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Uma das formas fundamentais para a prevenção de acidentes é a educação no trânsito.

Sendo importante respeitar as regras de trânsito a fim de manter a segurança no trânsito, realizando sempre a manutenção do veículo para prevenir falhas mecânicas e o uso de equipamentos de segurança, tais como cinto de segurança e capacete para prevenção de lesões mais graves.

A melhoria da infraestrutura e a instalação de sinalização adequada para as vias é fundamental para um trânsito mais seguro.

LOCAIS COM MAIOR ÍNDICE DE ACIDENTES

O Município de Pirassununga possui alguns lugares com constantes acidentes de trânsito, por imprudência ou por falta de sinalização adequada, na maioria das vezes, a imprudência é por excesso de velocidade e pelo motorista não respeitar as sinalizações de trânsito.

O local com maiores índices de acidente de trânsito é o cruzamento de vias, como Rua Joaquim Procópio de Araújo com Major Pereira, na área central do Município, e também o Anel Viário que dá acesso aos bairros da zona Norte do município, Avenida Painguás com continuação ao rodoanel anel viário. Com acidentes de trânsito sempre com vítimas.

É preocupante o aumento nos números de acidentes com vítimas fatais 33% envolvendo acidente de trânsito, os números em 2024, foram registrados 16 óbitos, em 2023 foram 12 óbitos, é alarmante o resultado de mortes de trânsitos.

De acordo com o infosiga, (Matéria do jornal Agora região), a quantidade de acidentes de trânsito em Pirassununga diminuiu, a informação inclui acidentes com e sem vítimas na área urbana e rodovias. Em 2024 foram registrados 382 acidentes de trânsito, enquanto em 2023 foram 411, a diminuição é pequena de apenas 7

SOLUÇÕES

A prefeitura municipal de Pirassununga envio uma nota do Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN.

O Departamento Municipal de Trânsito informa seus colaboradores que farão contagem de fluxo e cálculo de velocidade veicular nas vias municipais nos próximos 90 dias.

Estas ações servirão como base para estudos de tráfego que estão sendo realizados para a organização do trânsito e acidentes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os acidentes de trânsito são um problema grave e crescente, é fundamental entender as causas e consequências desses acidentes para desenvolver estratégias eficazes de prevenção. A educação no trânsito, manutenção veicular, respeitar as regras de trânsito, o uso de equipamentos de segurança e melhoria na infraestrutura das vias são fundamentais para prevenção de acidentes.

Em 21 de janeiro de 2025, a prefeitura municipal de Pirassununga lança um plano para a melhoria do trânsito e prevenção de acidentes, contagem de fluxo e velocidade de veículos em vias.

REFERÊNCIAS:

Instagram prefeitura pirassununga contagem de fluxo e velocidade de veículos.

Disponível em:

https://www.pirassununga.sp.gov.br acesso em : 23 jan de 2025

https://www.pirassununga.sp.gov.br/

Pirassununga tem aumento de mortes no trânsito em 2024.

Disponível em:

https://agoraregiao.com.br/2025/01/22/pirassununga-tem-aumento-de-33-de-mortes-no-transito-em-   2024/#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20Infosiga,%C3%A9%20pequena%2C%20apenas%207%25.

https://agoraregiao.com.br/

Brasil é 3° país que mais registra mortes no trânsito.

Disponível em:

https://www.metropoles.com/brasil/ranking-tragico-brasil-e-3o-pais-que-mais-registra-mortes-no-transito acesso em : 24 jan 2025

Atitudes que provocam acidentes de trânsito no Brasil;

Disponível em:

https://www.portaldotransito.com.br/noticias/conscientizacao/comportamento/as-5-atitudes-que-mais-provocam-acidentes-de-transito-no-brasil/ acesso em : 23 jan 2025

Estáticas nacionais de acidente de trânsito.

Disponível em:

http://vias-seguras.com/os_acidentes/estatisticas/estatisticas_nacionais

acesso em: 27 jan 2025

Disponível em:

Ministério da Saúde. (2018). Dados de acidentes de trânsito no Brasil.

Disponível em:

Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). (2020). Estatísticas de

Trânsito.

Disponível em:

Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). (2020). Relatório Anual de Trânsito.

Disponível em:

Organização Mundial da Saúde (OMS). (2018). Relatório Global sobre Acidentes de Trânsito.

Disponível em:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020). Estatísticas de Acidentes de Trânsito

 

Professor Orientador:

Prof. Esp.: llo Jorge de Souza Pereira.