JB CONSULTORES ASSOCIADOS O PORTAL DA
GESTÃO PÚBLICA
Trabalho de
Conclusão do CURSO DE FORMAÇÃO PARA MEMBRO DA JARI apresentado à
JB Consultores Associados o Portal da Gestão Pública, como requisito para
obtenção do Título de Membro da Jari.
ADMINISTRADOR DE TRÂNSITO
Imprescindível para o Técnico em Gestão de Trânsito
Lábrea, AM
2025
RESUMO
Vamos abordar os aspectos literários de alguns pensadores sobre a
gestão do trânsito e entender a visão que eles tentam passar sobre o tema em
questão, é o olhar de cada colaborador em suas experiências pessoais e
profissionais no decorrer dos anos. E no contesto geral, os olhares se cruzam
com pequenos enfoques sobre cada tema abordado. Todos esses brilhantes
pensadores contribuíram de forma esplêndida para a gestão de um trânsito mais
seguro e humanizado, graças a eles a gestão de trânsito evoluiu de forma
considerável. Passaremos
a entender a gestão de trânsito com um olhar voltado para a ciência social
aplicada, de forma a fundamentar um conjunto de normas e funções elaboradas
para disciplina dos elementos de produção. A gestão estuda os empreendimentos de
trânsito e humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno
financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é
impossível falar em gestão de trânsito sem falar em objetivos e sem comentário
de alguns pensadores. Em síntese. O gestor de trânsito é a ponte entre os meios
de recursos financeiros, tecnológicos, humanos, e os objetivos. Como elo entre
os recursos e os objetivos do setor público, cabe ao gestor combinar os
recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões
constantemente num contexto de restrições, pois, o setor público por ser
burocrático em razões de leis e por melhor que seja dispõe de todos os recursos
e também a capacidade de processamento de informações dos seus gestores é
limitado.
Palavras-chave: Gestão consciente. Olhar profundo da
gestão de trânsito. Valorização do gestor. O futuro de um trânsito mais
humanizado.
Sumário
2. Das Diretrizes Para O Planejamento E Gestão Dos Sistemas De
Mobilidade Urbana
3. Conceito De Gestão Voltado Para O Trânsito
4. Realidade Local: Trago A Verdadeira Realidade Do Município
De Lábrea/Am.
6. O Papel Do Gestor De Trânsito
7. Princípios Para Um Bom Administrador
1. INTRODUÇÃO
Sinistros
de trânsito têm um impacto significativo na sociedade, tanto em termos de
custos econômicos quanto humanos. Todos os anos, milhões de pessoas são feridas
ou mortas em acidentes de trânsito em todo o mundo, tornando-se um problema
urgente de saúde pública e segurança.
Os
custos humanos de acidentes de trânsito são imensos, com vidas perdidas,
famílias desfeitas e comunidades afetadas. De acordo com a Organização Mundial
da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes
de trânsito, com muitas mais sofrendo lesões não fatais que podem levar a
deficiências de longo prazo. No Brasil foram 33.743 mortes em 2023, são
aproximadamente 92 mortes por dia, em média a cada 15 minutos morrem uma pessoa
de acidentes no trânsito.
O
presente diagnóstico discorre sobre os aspectos estruturadores do sistema de
mobilidade urbana em Lábrea/Am, servindo-se de dados secundários resultantes de
projetos, estudos e levantamentos fornecidos pelo órgão de trânsito DETRAN-AM,
foram No Amazonas, motociclistas foram as maiores vítimas de acidente de
trânsito durante o período de 2019 a 2023, com 1.087 mortes registradas. Os
dados são do Boletim Epidemiológico de Mortalidade por Acidentes de Transporte
Terrestre da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
No
total de acidentes fatais, entre 2019 e 2023, o Amazonas registrou 2.090 óbitos
por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), o que equivale a um aumento de 9%
em relação ao início e final do período. Esse aumento foi apontado
principalmente em Manaus, com 10% de aumento.
Na
capital, o maior número de óbitos por ATT foi no ano de 2022, com 290 óbitos.
Já no interior, 2021 bateu recorde, com 160 óbitos.
Entre
os municípios com as maiores taxas de mortalidade por acidentes de transportes
terrestres por motocicletas estão Rio Preto da Eva, em 2019 (24,1) e 2022
(16,0), Apuí em 2020 (19,4), Iranduba em 2021 (18,0) e Silves em 2023 (26,0).
Vale
pontuar que em Lábrea não temos dados estáticos sobre mortes no trânsito, uma
vez que o município não tem um órgão para coletas de dados.
Revelando o contexto no qual se estabelecem relações sociais, econômicas e institucionais. O plano pretende atuar como uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte de pessoas e bens nas áreas urbanas e seus arredores. Seu objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos relativos ao tema estejam de acordo com a visão almejada para o município de Lábrea. A Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, nos artigos 21 e 24, aborda a necessidade da caracterização da circulação viária no Plano de Mobilidade Urbana, e devem abranger todos os modos de transporte motorizados ou não. Cito o artigo 21.
2. DAS
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS SISTEMAS DE MOBILIDADE URBANA
Art.
21. O planejamento, a gestão e a avaliação dos sistemas de mobilidade deverão
contemplar:
I -
a identificação clara e transparente dos objetivos de curto, médio e longo
prazo;
II -
a identificação dos meios financeiros e institucionais que assegurem sua
implantação e execução;
III
- a formulação e implantação dos mecanismos de monitoramento e avaliação
sistemáticos e permanentes dos objetivos estabelecidos; e,
IV -
a definição das metas de atendimento e universalização da oferta de transporte
público coletivo, monitorados por indicadores preestabelecidos.
O perfil da mobilidade urbana do município de Lábrea terá que ser traçado com base em pesquisas realizadas junto à população, com caráter comparativo e por meio de análise percentual de dados coletados e conforme recomendações das leis que se encontram em vigor.
3. CONCEITO DE GESTÃO VOLTADO PARA O TRÂNSITO
Um gestor de trânsito com certeza precisa estar capacitado para analisar dados de tráfego, organizar e desenvolver políticas e projetos para melhorar a circulação de veículos e pedestres e até mesmo saber implementar a sinalização adequada e coordenar medidas para garantir a segurança no trânsito.
4.
Realidade
local: TRAGO A VERDADEIRA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM.
O impacto da mobilidade
urbana afeta todas as pessoas que vivem em Lábrea, pois se relaciona
diretamente ao dia a dia da população. O Município de Lábrea/Am, presencia um aumento da população urbana como o aumento da
frota de automóveis, e com isso ocorrem vários
sinistros, as calçadas em mau estado de conservação, falta de segurança
no trânsito, ruas e avenidas em mau
estado, falta de estacionamento, ausência de ciclovias, falta de segurança
pública, de sinalização, semáforos, quebra-molas, lombadas, pessoas de menores
na direção, grande fluxo de animais nas ruas, conscientização da população,
falta de sinalizações horizontais indicativas da malha ciclo viária; não há
sinalizações verticais e nem horizontais não temos ciclovias, ciclofaixas ou
ciclorrotas; é importante notar que o
transporte molda a cidade assim como a cidade molda o transporte.
Com isso é preciso que seja feito um
planejamento de transportes que seja dividido em três níveis: estratégico,
tático e operacional. O nível estratégico lida com modelos e simulações de
longo prazo gerado a partir de uma série de levantamentos focados nos “desejos
de deslocamento”. Nesse nível, o planejamento de transportes deve assegurar o
deslocamento de pessoas e bens durante os próximos 20 a 25 anos. O nível tático
lida com análises de médio em longo prazo e produz os projetos geométricos de
vias, além dos projetos de sinalização e de controle de tráfego, por exemplo.
Por último, o nível operacional lida
com ações de curto prazo como, por exemplo, programação de semáforos,
espaçamento e localização de paradas cobertas para os estudantes que utilizam o
sistema de ônibus escolares, vias pedestres etc.
O Plano de Mobilidade Urbana deve ser
implantado no município de Lábrea/Am, mesmo tendo uma população de 45.448 pessoas no
Censo de 2022, o que representa um aumento de 20,55% em comparação com o Censo
de 2010, foram diagnosticadas as demandas da população como a falta de
calçadas, sarjetas, ruas estreitas muito lixo nas ruas, bem como as
fragilidades nas infraestruturas locais.
Mas também, foram identificados os
sistemas de transporte, apesar de ser um município de médio porte já comporte
um sistema de linha de ônibus urbanos, principalmente nos bairros afastados do
centro urbano. Também foram identificadas todas as potencialidades a serem trabalhadas
e fomentadas, a fim de contribui para a melhoria da qualidade de vida dos
cidadãos, acessibilidade universal, equidade no uso do espaço público de
circulação, segurança nos deslocamentos das pessoas, bem como na eficiência,
eficácia e efetividade na circulação urbana. Espera-se que esse Plano cumpra
não só a obrigação legal, mas também contribuam para a formulação e execução de
políticas de desenvolvimento econômico e urbano sustentável e uma tomada de
consciência do poder público e da população em prol desse resultado.
6. O
PAPEL DO GESTOR DE TRÂNSITO
As funções do gestor foram, num
primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e
controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum
encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em
quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.
O planejamento envolve a determinação
no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as
decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Na gestão não basta apenas ser uma
pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está
relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se,
de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus
supervisores.
Trabalhar com seres humanos exige
conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver. Para identificar
competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores.
Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado,
planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as
capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir
as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as
suas expectativas e potenciamos a produtividade.
7.
PRINCÍPIOS
PARA UM BOM ADMINISTRADOR
·
Saber
utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;
·
Saber
decidir e solucionar problemas;
·
Saber
lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter
cooperação e solucionar conflitos;
·
Ter
uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;
·
Ser
proativo, ousado e criativo;
·
Ser
um bom líder;
·
Gerir
com responsabilidade e profissionalismo;
·
Ter
visão de futuro, e;
· Não seja limitado
Podemos observar que desde os
primórdios da humanidade, que o homem vem se associando com outros para
conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos e metas
a serem alcançadas. Desse esforço conjunto surgiram as empresas e os problemas.
Vale destacar a importância da
municipalização do trânsito, o mesmo tem como acompanhar e presenciar as
necessidades dos munícipes.
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
L12587. Disponível em:
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm>.
Acesso em: 03 fev. 2025.
TÉCNICA, I. Um diagnóstico sobre os acidentes de trânsito no
Brasil em 2023 - CLP. Disponível em: <https://clp.org.br/um-diagnostico-sobre-os-acidentes-de-transito-no-brasil-em-2023/>.
Acesso em: 03 fev. 2025.
Disponível
em:
<https://blog.fael.edu.br/gestao-de-transito-o-que-faz/#:~:text=Um%20gestor%20de%20tr%C3%A2nsito%20com,garantir%20a%20seguran%C3%A7a%20no%20tr%C3%A2nsito.>.
Acesso em: 03 fev. 2025.
Detran-AM. Disponível em:
<http://www.detran.am.gov.br>. Acesso em: 03 fev. 2025.
Estão
abertas inscrições para nove cursos na Escola Pública de Trânsito; saiba como
fazer.
Disponível em: <https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/01/17/estao-abertas-inscricoes-para-nove-cursos-na-escola-publica-de-transito-saiba-como-fazer.ghtml>.
Acesso em: 11 fev. 2025.
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