Os planos da Prefeitura são expandir o serviço e dispositivos na Avenida Universitária e Rua 10 devem entrar em operação dentro dos próximos 15 dias
O Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Goiânia, que passou a
funcionar na última semana, registrou 4.746 infrações de trânsito nos primeiros
sete dias de operação. O sistema é operado pela
Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e atua no monitoramento em
tempo real do tráfego na capital. Os números foram divulgados pelo Paço na
manhã desta terça-feira (8).
As infrações foram identificadas por
meio de câmeras inteligentes e radares fixos instalados em pontos estratégicos
da cidade. De acordo com a SET, nas imediações do Parque Vaca Brava, onde o
sistema já está em operação com capacidade de autuação, foram flagradas as
seguintes infrações em Goiânia:
·
578 casos de estacionamento em local proibido;
·
223 de estacionamento sobre o passeio;
·
673 motoristas usando o celular ao volante.
Já
os radares fixos no trânsito de Goiânia, parte deles ainda em fase de aferição,
registraram:
·
1.656 autos por excesso de velocidade;
·
954 por avanço de faixa;
·
662 por avanço de sinal vermelho.
De
acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito da
Prefeitura de Goiânia, Tarcísio Abreu, o número de infrações deve diminuir com
o tempo, à medida que os condutores se adaptam à fiscalização contínua. “No
começo do monitoramento, era muito fácil encontrar pessoas mexendo no celular.
Com a ampla divulgação, esse tipo de infração tende a cair”, disse.
Além
da fiscalização de trânsito, o CCO também realiza leitura automática de placas
veiculares, permitindo o rastreamento de veículos com registro de furto ou roubo.
Casos de recuperação de veículos já foram registrados na primeira semana de uso
da ferramenta.
De
acordo com a Prefeitura, o projeto de monitoramento ainda está em fase de
expansão. Os dispositivos nas avenidas Universitária e Rua 10 devem entrar em
operação nas próximas duas semanas. Ao final da implementação, previsto para
julho, Goiânia contará com 280 radares fixos, 100 câmeras de monitoramento e
quatro radares móveis prontos para aplicar novas infrações, posicionados de
forma estratégica em toda a cidade.
“O
objetivo é claro: fazer com que as leis de trânsito sejam respeitadas, reduzir
o número de acidentes e salvar vidas”, destaca Tarcísio Abreu. “Estamos
construindo um trânsito mais seguro e mais eficiente para todos: motoristas,
pedestres, ciclistas e passageiros do transporte coletivo.”
Radares
prometem revolucionar trânsito em Goiânia
O novo sistema de monitoramento chegou com promessa de
revolucionar a mobilidade urbana da capital. Não só equipes da SET tem acesso
às imagens como também polícias poderão acompanhar o trânsito em tempo real
desde a última terça-feira (31). A integração das informações é repassada à
equipes das polícias Federal (PF), Civil (PC), Militar (PM) e Guarda Civil
Metropolitana (GCM).
“É um marco histórico para a cidade. Nenhuma outra capital
brasileira possui uma central com essa tecnologia”, afirmou o secretário Tarcisio Abreu.
“Além do controle viário, esse sistema também funciona como um cerco de
segurança. Quando um veículo roubado ou com irregularidades passa por um ponto
monitorado, a central emite um alerta imediato para que as forças de segurança
possam agir”, acrescentou.
A expectativa é de que o sistema se expanda para até 20
mil câmeras com reconhecimento facial nos próximos anos, conforme planejamento
anunciado pelo prefeito Sandro Mabel (UB).
“Em Goiânia, não tem jeito de você ser anônimo. Teremos câmeras com leitura de placas e reconhecimento facial, capazes de identificar até pessoas com pendências judiciais. Nossa meta é que Goiânia seja a cidade mais segura do país nos próximos dois anos”, afirmou Mabel.
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